Os planos de aula são os guias que os professores seguem para realização das aulas. Muitos apenas acrescentam as informações necessárias à modelos e outras alternativas semiprontas. Esse hábito faz com que as aulas sejam iguais, os alunos diminuem o interesse e o próprio professor pode se encontrar desanimado com a rotina.
A BNCC estrutura parte do plano de aula e segui-la é fundamental para o desenvolvimento educacional em escala macro, porém o professor não pode se ater a criação de seu plano de aula e o desenvolvimento dela apenas a essa parte do planejamento.
É de extrema importância que novas ferramentas sejam pensadas, que outras possibilidades ganhem espaço e hoje existem muitas possibilidades diferentes para tornar isso realidade. As tecnologias educacionais digitais são um exemplo. Várias plataformas que mesmo não tendo sido criadas com esse fim tem se adequado também.
A melhor forma de começar o movimento de inserção de novas práticas em sala de aula é ir com calma! Comece pensando seu plano de aula e escreva como se sentiria confortável dando a aula. Pense a maneira de explanar o conteúdo e possíveis atividades. Então, reveja as possibilidades.
Crie uma lista com todas as opções de recursos viáveis disponíveis e faça substituições. Essas não precisam ser abruptas, podem, por exemplo, começar com um formato diferente para uma mesma atividade.
Se ao fim da aula seria aplicado um questionário, veja a possibilidade de fazê-lo através do Kahoot. Se a turma tem o hábito de debater sobre qual a próxima leitura, crie uma pesquisa de opinião interativa através do Mentimeter. Se teria uma aula de revisão antes da prova, passe um vídeo no Playposit e inclua questões para treino.
As possibilidades são várias e trazem consigo a oportunidade de inovar, de tornar as aulas mais dinâmicas e interativas. O formato de avaliação pode se tornar lúdico e o processo de aprendizagem mais leve.
Claro, no meio de tantas alternativas, como não ficar perdido? Algumas plataformas oferecem cursos que apresentam essas novas possibilidades aos professores e contribuem para sua familiarização nesse novo mundo de oportunidades. Um exemplo é o curso de Tecnologias Educacionais Digitais do ProfAntenado.
Para mais conteúdos como esse clique aqui.