Metodologias de Ensino Ativo

As metodologias de ensino ativo são uma proposta de inovação no formato de ensino e também na relação aluno-professor. O principal aspecto dessa metodologia é a ruptura que ela propõe ao inverter o protagonismo dentro do processo de ensino.

O aluno passa a ser o protagonista e o principal agente em seu próprio aprendizado, enquanto o professor assume o papel de mentor durante esse processo. Assim, os alunos são os responsáveis pela parte mais significativa da construção de conhecimento.

As práticas pedagógicas que apoiam esse modelo costumam seguir propostas também inovadoras, se comparado ao formato de ensino tradicional. Essas propostas giram em torno de estimular o aluno à vivência de novas experiências.

Além do protagonismo estudantil, esse formato de ensino também contribui para o desenvolvimento da autonomia, espírito de liderança, maior senso organizacional, habilidades de trabalho em equipe e pensamento crítico aguçado.

A aprendizagem baseada em problemas, os diversos modelos de ensino híbrido e estudos dirigidos são exemplos da inserção das metodologias ativas. Cada uma dessas opções possui um universo único de propostas e combinações de estilos educacionais.

As instituições que desejam inovar devem se manter atualizadas, estudar as diferentes possibilidades e ver qual melhor se encaixa em sua realidade. Alguns professores trazem, aos poucos, partes dessas propostas para sua aula.

É uma forma de dinamizar o processo de ensino e sua inserção pode ser muito simples, como por exemplo trazendo atividades avaliativas lúdicas ou propondo que o aluno estude o conteúdo em casa e os exercícios sejam feitos nos momentos em sala de aula para melhor fixação de conteúdo.

O Ensino Híbrido é um exemplo de metodologia de ensino ativo, você pode aprender mais sobre ele com o curso do ProfAntenado.

Clique aqui para mais conteúdos.