A evolução das tecnologias e a consequente mudança da forma de leitura de mundo das novas gerações de estudantes impactou diretamente na forma de se acessar os materiais de estudo.
As instituições escolares são um reflexo da geração de estudantes que as ocupam, e a maneira de planejar e lecionar, assim como a formação do ser professor e suas concepções educacionais, são diretamente atingidas por esse reflexo.
As tecnologias educacionais digitais têm se difundido justamente por esses reflexos e impactos culturais, que vem se ampliando com o passar do tempo. Se quiser saber mais sobre este tema, você pode conferir o Curso de Tecnologias Educacionais Digitais do ProfAntenado.
Outro movimento que tem ganhado força é a adaptação de redes sociais em ambientes de estudos. Plataformas como YouTube e Spotify já possuem playlists como “músicas para te ajudar a se concentrar nos estudos” ou “som ambiente para estudar”. Porém, não se limitam a isso, principalmente em sites que aceitam vídeos: são diversas as opções de canais educacionais que publicam gratuitamente aulas, que servem para reforço, preparação, revisão.
Redes sociais como Facebook e Instagram têm ganhado cada vez mais adeptos de páginas voltadas a estudos: algumas profissionais, dirigidas por empresas especializadas, e outras feitas por estudantes tentando ajudar seus colegas. Em muitos momentos é possível ver, ainda, professores entrando na onda e criando seus espaços virtuais que podem ser abertos ou feitos para uma turma específica.
A criação de grupos por meio de redes como Telegram e Whatsapp são uma febre. Possivelmente, no momento, seja algo comum, mas ao refletir, nota-se que há 10 anos não se formavam grupos pelo celular para cada trabalho que surgia.
Eventos como a popularização do ensino a distância, o isolamento social e a adaptação aos formatos remotos que ela introduziu, a difusão das redes sociais, a cultura multitelas e as transformações nos formatos de aula são apenas alguns exemplos do que pode ter levado a educação a se infiltrar em cada aba possível.
Para mais conteúdos clique aqui.