A educação a distância (EAD) é um modelo de ensino caracterizado pela flexibilidade de horários, bem como lugar. Neste formato, o aluno está ligado à alguma instituição educacional que provém salas de aulas virtuais ou ambientes de aprendizagem e os professores que levam os conteúdos até os alunos, também de maneira virtual.
A aprendizagem ativa é uma proposta de inovação no formato de ensino e também na relação aluno-professor e aluno-aprender. O principal aspecto dessa metodologia é a ruptura que ela propõe ao inverter o protagonismo dentro do processo de ensino.
O aluno passa a ser o protagonista e o principal agente em seu próprio aprendizado, enquanto o professor assume o papel de mentor durante esse processo. Assim, os alunos são os responsáveis pela parte mais significativa da construção de conhecimento.
Como conciliar a proposta das metodologias ativas com o ensino a distância? Eles estão mais próximos do que você imagina!
A necessidade de organização, controle de demanda, conciliação de horários são apenas alguns exemplos das características do ensino a distância que contribuem diretamente para que o aluno se torne agente de destaque em seu processo de aprendizagem.
Além de lidar com essas obrigações, nesse formato de ensino, o professor tende a aparecer mais como um tutor ou um guia, em vez de comandante do processo.
O uso de algumas plataformas e ferramentas também contribuem para o estabelecimento da aprendizagem ativa, por exemplo o uso de Tecnologias Educacionais Digitais que permitem que o aluno desenvolva projetos colaborativos distintos mesmo que a distância em grupo ou de maneira individual.
Se você quer saber mais sobre o papel das Tecnologias Educacionais Digitais confira o curso do ProfAntenado.
Clique aqui para mais conteúdos.