Um estudo feito com 14 alunos do curso de técnico em enfermagem explorou modelos pedagógicos que contribuem no aprendizado e formação profissional. Após testes, pesquisadores perceberam que a estratégia de estudo dirigido foi atribuída com nota 86, assim definiu-se esse modelo como objeto de pesquisa.
Dentre os desafios do processo de formação superior, a interação professor-aluno se destacou por ter interferência direta na relação ensino-aprendizagem. Reflexões acerca dessas relações interpessoais que contribuíram para a definição do método estudado, o estudo dirigido foi apontado como agente de integração entre intenções educativas e pessoas.
Os estudantes que participaram da pesquisa também avaliaram o estudo dirigido dentro de um conceito de propósito didático pedagógico pré-estabelecido, que visava primordialmente o protagonismo estudantil, a liberdade de desenvolver temas de interesse pessoal e a promoção do estímulo do prazer de estudar. Essa parte da avaliação concluiu que, de fato, o ensino dirigido atinge sua intenção didático pedagógica.
Acompanhe outro conteúdos como esse clicando aqui.
Confira na íntegra: https://www.scielo.br/pdf/reeusp/v40n2/02.pdf