As plataformas de comunicações audiovisuais simultâneas estão cada vez mais ganhando espaço. Com a necessidade das realizações de videoconferência, reuniões online e até mesmo videoaulas, estes serviços tornaram-se mais presentes no dia a dia. Há quem prefira o Google Meet e há outros que não desgrudam do Zoom. Contudo, temos a grande questão, Qual deles é o melhor ?
A resposta para essa pergunta é relativa ao que deseja realizar. Para entender melhor, por exemplo, o Zoom possui recursos no qual o Google Meet não tem, mas o Meet oferece uma flexibilidade que o Zoom ainda deixa a desejar. Por isso, atente-se a quais são as especificidades de cada uma destas plataformas e descubra qual é a melhor opção de acordo com a sua necessidade.
Google Meet
A versão na qual temos contato hoje passou a existir depois da separação do Chat Google e do Hangout. Devido aos acontecimentos globais e o aumento da demanda de uso, a Google liberou o acesso aos recursos avançados para qualquer usuário. Tais benefícios eram disponíveis apenas para as contas pagas.
Sendo assim, contas Google comuns passam a poder gerar chamadas com até 100 pessoas em um único momento. A partir do dia 30 de Setembro de 2020, a duração limite das ligações baixará para 60 minutos. Até o momento elas podem acontecer num período máximo de 24 horas.
Desde o começo do ano de 2020, o Google Meet vem sendo atualizado para abarcar melhor as necessidades que diversas pessoas tem ao usá-lo. Antes com um Layout de tela limitado a 4 pessoas, agora há como visualizar no visor da chamada um total de 16 membros simultaneamente. Em adição, apresentou uma opção de compartilhamento de aba para a pessoa que está apresentando a tela.
De modo geral, por ser uma plataforma online e básica, é recomendada para videoaulas (com crianças, por exemplo) e reuniões simples. Por ser de fácil acesso e ter funcionalidades claras, os professores, pais e demais pessoas podem usar para encontros virtuais de forma rápida e com qualidade.
Obs: há diversas extensões que ajudam a dar um upgrade no Google Meet. Se você é professor e está interessado em fazer uma lista de chamada rápida do seu encontro online da turma, saiba mais em: [LINK DE 3 EXTENSÕES DO GOOGLE MEET]
Zoom
Administrado pela empresa Zoom Video Communications, o software trabalha com serviços de conferência remota desde 2013. De lá para cá, vem alcançando milhares de participantes em todo o mundo. As comunidades usuárias do Zoom são diversas, passando por empresas, universitários e servindo até para reuniões sociais de amigos e família.
Assim como o Google Meet, o máximo de pessoas em uma chamada é de 100, no entanto, a duração para cada ligação é reduzida para 40 minutos. Essa opção é para quem possui a versão Free. Caso tenha interesse em mais recursos, é dado a alternativa para a assinatura de um novo pacote.
É possível ter acesso às reuniões de modo online, mas não é muito confortável, pois na tela sempre aparecerá a oferta de instalá-lo no computador. Ao instalar você pode gerir as ferramentas disponíveis, por exemplo, criação de salas para debates em grupo, suporte para Webinar, “levantar a mão” como alerta ao anfitrião, anotações na tela, plano de fundo virtual e diversas outras. Estes feitos são todos disponíveis para a conta do plano gratuito.
Por ter tantos recursos mesmo no plano mais básico, o Zoom acaba sendo um boa escolha para quem faz videoaulas em campo acadêmico, realiza palestras para grande público ou apenas prefere uma apresentação mais elaborada.
Ao ter conhecimento destas vertentes de cada plataforma, fica a seu interesse decidir qual será a mais proveitosa.
Clique aqui para mais conteúdos.