A Rotação por estação é uma metodologia de ensino que propõe uma nova forma de passar pelo processo de ensino-aprendizagem.
O formato de ensino híbrido e as metodologias ativas têm ganhado cada vez mais espaço no cenário educacional, para auxiliar professores com essas mudanças e na adaptação dos novos formatos de educação que vem surgindo, diversas instituições têm feito cursos voltados a área.
Para a aplicação da rotação por estação, a sala de aula se divide em estações de aprendizado. Essas estações podem ser divididas de diversas maneiras. Um exemplo possível é organizar uma estação para ser a introdução; a próxima estação pode ser uma atividade de fixação; em seguida, uma atividade de produção. Este é um exemplo – são diversas possibilidades, porém uma delas deve estar ligada ao uso de uma tecnologia digital.
As estações podem, também, serem independentes ou integradas. As independentes contêm o início, meio e fim de um conteúdo ou tema. Já nas integradas o aluno complementa o conteúdo a cada estação que passa.
Além das estações os alunos são separados em grupos, que ocuparão cada uma das estações e se revezaram entre elas. Cada grupo de aluno passa por cada uma das estações nessa espécie de circuito que a sala se torna.
O primordial dessa metodologia são os momentos de interação entre professor-aluno, entre aluno-aluno e aluno-tecnologia educacional digital (TED).
As interações com o professor são o momento ideal para o aluno sanar suas dúvidas e para o professor avaliar quais as dificuldades encontradas por cada aluno.
Os momentos entre alunos contribuem para a socialização, para a construção de conhecimento em pares e o desenvolvimento da cooperação.
Por fim, os momentos com que usam as TEDs são utilizadas promovem maior ludicidade ao projeto, contribuem na autonomia do aluno e no processo de criatividade.
Devido à possibilidade de trabalhar diferentes formas de aprendizado, as metodologias do ensino híbrido e as metodologias ativas têm ganhado cada vez mais espaço no cenário educacional. Para auxiliar professores com essas mudanças e na adaptação dos novos formatos de educação que vem surgindo, diversas instituições têm feito cursos voltados a área.
Clique aqui para conferir o curso do Prof Antenado que aborda as metodologias do ensino híbrido e suas características e dicas de uso em sala.
Clique aqui para mais conteúdos.