Os cursos livres fazem parte de uma modalidade de ensino não-formal, que podem ser feitos presencialmente ou a distância.
Os objetivos gerais desse formato de ensino são: gerar qualificação, atualização e profissionalização. Por isso, se tornaram uma ótima opção para interessados na prática de autoatualização de conhecimento.
Os cursos livres não são reconhecidos pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), mas são legalizados por meio do Decreto nº. 5.154/04 de julho de 2004. Os certificados são emitidos pela própria Instituição e, mesmo não tendo vínculo com o MEC, possuem o mesmo peso de qualificação.
Para conquistar os certificados nessa modalidade existem pré-requisitos. Cada instituição de ensino elabora seu formato de avaliação e deve ser feito uma curadoria para levantamento de aproveitamento ao longo do curso. Aqueles alunos que atingem as metas de aproveitamento, que também são reguladas pela própria instituição, conquistam o certificado.
Apesar de não possuir público-alvo definido, os cursos livres podem chamar mais atenção de profissionais que buscam uma melhora no currículo e não possuem uma rotina que encaixe com a realização de uma pós-graduação, por exemplo.
As maiores vantagens dos cursos livres são a autonomia estudantil, a flexibilização de horários e locais, se for feito a distância. Os valores são mais acessíveis e essa formação possui peso para o mercado de trabalho, uma vez que costuma ter eixos temáticos voltados à profissionalização.
O ProfAntenado é um exemplo de plataforma que oferece cursos livres. Nesse caso, são cursos que colaboram para o desenvolvimento do aprendizado nas áreas de tecnologias educacionais, voltados para profissionais da educação e entusiastas da área.
Para mais conteúdos clique aqui.