Os recursos pedagógicos são, todas e quaisquer, ferramentas que integrem o momento e o ambiente de ensino, propiciando a aprendizagem.
Por exemplo: quadros, canetas e folhas são recursos pedagógicos. Também as imagens que o professor venha a espalhar pela sala ou o computador pelo qual ela preparou uma apresentação e o projetor que a refletiu.
O principal objetivo dos recursos pedagógicos é permitir que o processo de ensino-aprendizagem ocorra de maneira mais natural, ou seja, é uma forma de facilitar a troca de conhecimento entre professores e alunos por meio de algumas ferramentas.
Com o passar do tempo os recursos pedagógicos foram se atualizando e renovando de maneira a atender as necessidades dos alunos e professores para construção de conteúdos mais lúdicos e interativos.
Os recursos mais comuns como quadro, canetas e folhas não foram abandonados por completo, mas perderam parte de seu espaço no ambiente escolar pelo movimento de inserção de outras possibilidades.
Por exemplo, por que propor a cópia de textos extensos se podemos disponibilizar PDFs e fazer um aproveitamento de tempo com dinâmicas em jogo?
Essa evolução se mostrou, também, presente nas tecnologias educacionais digitais, que são recursos pedagógicos mediados pelo uso de tecnologias digitais, como por exemplo as plataformas online.
Se você quer aprender mais sobre como diversificar os seus recursos pedagógicos, fazendo assim aulas mais dinâmicas e construtivas, confira o curso de Tecnologias Educacionais Digitais do ProfAntenado!
Clique aqui para mais conteúdos.