As aulas das escolas bancárias, já há algum tempo, não atendem mais às expectativas dos alunos de conexão e troca. Com o surgimento da necessidade imposta pelo momento de isolamento social, muitas instituições e plataformas começaram a incentivar novos formatos de aula.
Algumas das formas pelas quais as aulas passaram a acontecer já existiam e foram apenas adequadas para atender pequenas especificidades da escola. Outras só ganharam espaço pela nova demanda.
Confira alguns dos formatos de aulas que selecionamos:
1. Aula em Live
As aulas por meio de Live se popularizaram na primeira metade de 2020, quando um grande número de plataformas, como YouTube e Instagram, começaram a dar incentivos e divulgar a possibilidade de transmissão ao vivo.
Esse formato de aula beneficia um formato de telepresença, onde a interação direta entre professor e turma ocorre por meio de chats e comentários simultâneos com o momento de transmissão. Uma das vantagens desse modelo é a possibilidade de deixar tudo gravado e disponível para acessos posteriores.
2. Videoaulas
As videoaulas já existiam há um bom tempo e sempre fizeram parte da dinâmica de cursos e estudos à distância. Por permitirem que professores e alunos troquem conhecimentos e interajam de maneira assíncrona, esse formato se tornou extremamente acessível.
Se você quer aprender mais sobre como preparar, desde o roteiro até a edição de suas videoaulas, confira o curso do ProfAntenado.
3. Aulas por videochamada
As aulas por videochamada são aquelas que buscam trazer a experiência da escola física para o ambiente virtual. Podem acontecer em diversas plataformas e o princípio que se mantém é que alunos e professor vão ocupar, simultaneamente, uma sala virtual.
Um dos benefícios desse modelo é a troca ativa entre a turma, que pode falar a qualquer momento e compartilhar materiais pelo chat, por exemplo.
A tendência é que sempre surjam novos formatos de aulas e, principalmente, novas formas de trabalhar os conteúdos, de construir o processo de ensino-aprendizagem e, cada vez mais, estes estarão ligados às tecnologias digitais.
Confira o curso de Formação Educador 4.0 e aprenda sobre novas tecnologias digitais e seus impactos na educação.
Clique aqui para mais conteúdos.