Tecnologias Digitais Assistivas aliadas a metodologias ativas de aprendizagem

O grupo de pesquisa IATE/UFSM (Inteligência Artificial e Tecnologia Educacional da Universidade Federal de Santa Maria) tem se dedicado ao estudo e desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem (OAs) acessíveis. Aliados às metodologias ativas de aprendizagem, às Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação (TDICs) e às tecnologias digitais assistivas, busca-se incluir pessoas com deficiência e contribuir para o seu aprimoramento nos processos de ensino e aprendizagem.

A estruturação dos projetos na área de jogos educacionais digitais executa a aplicabilidade de um software para a utilização de metodologias ativas de aprendizagem, permitindo aprimorar o trabalho docente, aumentando a interação e as possibilidades de aprendizagem. Dentro do contexto atual, faz-se necessária uma forte ligação da teoria com a prática, permitindo uma integração entre o universo das escolas, a sociedade e o mundo do trabalho.

A IATE/UFSM tem se dedicado ao estudo da acessibilidade, colaborando e participando do Núcleo de Acessibilidade da UFSM. Entre os projetos em andamento, destacam-se a criação de um aplicativo mobile para avaliar a acessibilidade de OAs e um Sistema de Recomendação de OAs baseado nos estilos cognitivos dos alunos. 

Para mais conteúdos clique aqui.

Consulte a pesquisa completa em: http://seer.faccat.br/index.php/redin/article/view/1535/993