A rotação por estação é uma das metodologias de ensino abarcada pelo Ensino Híbrido e tem como proposta a divisão da turma em ilhas ou grupos onde serão explorados um mesmo conteúdo de diversas maneiras.
Os grupos de alunos circulam entre as ilhas, tendo a possibilidade de experimentar todas as propostas que estão ali.
Então, por exemplo, para uma aula de geografia, a professora monta uma ilha que fará leituras, outra será direcionada à construção de texto, a próxima terá computadores disponíveis para pesquisas extras sobre o tema estudado, depois virá uma com materiais para produção de cartaz e a última será um espaço de discussão.
Confira, agora, algumas vantagens da Rotação por Estação:
1. Socialização
A divisão da turma em grupos propicia espaço para a interação e troca de conhecimento entre os alunos e esta dinâmica de aula pode ser explorada de diversas formas. Os grupos direcionados, que são divididos pelo professor com um intuito pedagógico, que pode ser trabalhar a integração de alunos por exemplo, são apenas uma das formas de se apropriar dessa metodologia.
2. Mobilidade
A rotação que os alunos fazem entre as ilhas de estudo cria uma mobilidade não só da turma estar se movimentando, mas também do conteúdo. É uma forma de dar espaço a diversas formas de interpretação do estudo, além de contribuir para a construção conjunta.
3. Dinamismo
As aulas se tornam mais dinâmicas, os alunos ficam mais animados e dispostos a vivenciar o processo de ensino-aprendizagem por sentirem que a dinâmica da aula trará algo além.
Se você se interessou e quer aprender ainda mais sobre essa e outras metodologias de ensino, confira o curso de Ensino Híbrido do ProfAntenado.
Clique aqui para mais conteúdos.