
O Ensino Híbrido é, de maneira simples, uma metodologia de ensino que propõem a mescla entre algumas características do ensino presencial com outras do ensino a distância.
Essa metodologia busca uma maior integração do mundo virtual com o processo de aprendizagem, pois acredita que, dessa forma, o processo de aquisição de conhecimento se torna mais pleno e ativo.
Alguns modelos dentro dessa proposta possuem ideias mais radicais quanto à ruptura com o ensino tradicional: os modelos Disruptivos. Enquanto outros propõe uma integração mais suave: os modelos Sustentados.
Confira algumas vantagens do ensino híbrido:
1. Autonomia
Uma das propostas em si dessa metodologia é provocar a inversão dos papéis em sala de aula e fazer com que o aluno seja o protagonista em seu processo de aprendizado. Dessa forma, a autonomia dada a ele é maior do que em outras propostas de ensino.
Essa autonomia vai desde a liberdade de organização de horários e materiais ou meios de estudo até a forma como desenvolverá o conteúdo e fornecimento de soluções.
2. Flexibilidade
Ao se tornar o principal agente do processo de aprendizado, o aluno ganha certa flexibilidade.
Algumas propostas, como o modelo Flex e o À La Carte, proporcionam uma flexibilidade exacerbada quanto à frequência na escola por exemplo, mas outros, como a Sala de Aula Invertida e a Rotação Individual, trazem à flexibilidade quanto à forma de acesso do conteúdo ou quanto às possibilidades de estudo.
3. Desenvolvimento de novas habilidades
A conectividade, a autonomia e a flexibilidade acabam trabalhando juntas e fazendo com que o aluno desenvolva outras habilidades distintas das que se desenvolvem na educação tradicional.
Por exemplo, o criticismo no processo de resolução de problemas, maior habilidade de desenvolver projetos em grupos, bem como de comunicação, habilidades ligadas ao uso de tecnologias e dispositivos digitais, entre outras.
Se você quer aprender mais sobre essa metodologia, suas vantagens e formas de aplicação, confira o curso de Ensino Híbrido do ProfAntenado.
Clique aqui para mais conteúdos.