Qual a diferença entre EaD e Ensino Híbrido?

O Ensino a Distância (EaD) é uma modalidade de ensino onde, apesar de estar vinculado à uma instituição educacional, o aluno tem aulas em casa, ou onde preferir, mediado por materiais online.

Em alguns casos, as aulas podem ser síncronas, mas esse modelo preferencia as aulas assíncronas, pois estas permitem maior mobilidade e flexibilidade para alunos e professores. Outro fator importante é que o Ensino a Distância é regulado como uma modalidade formal de ensino e, portanto, possui um projeto pedagógico específico.

Além de promover maior flexibilidade aos alunos, o EaD se caracteriza por promover alunos mais ativos dentro da construção de aprendizagem, uma vez que eles precisam ser mais autônomos quanto ao consumo das aulas e materiais e resolução de atividades, por exemplo.

Já o Ensino Híbrido não se constitui como uma modalidade de ensino regular, mas sim como uma metodologia educacional que busca o elo entre o ensino tradicional e o uso de tecnologias, utilizando-se da melhor parte de cada uma dessas propostas.

Essa metodologia tem como ponto de partida inverter o protagonismo em sala de aula, fazendo com que os alunos ocupem papéis mais ativos em seus processos de aprendizagem. A autonomia e flexibilidade também são valorizadas por essa metodologia.

Você pode ler mais sobre os modelos, sustentados e disruptivos, que existem dentro da proposta de Ensino Híbrido aqui.

Tem interesse em aprender mais sobre Ensino a Distância? Confira o curso do ProfAntenado de AVA e aprenda a criar sua sala virtual.

Para mais conteúdos clique aqui.