Pesquisa realizada com acadêmicos do curso de licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Paraná, apresentaram um circuito de ensino aprendizagem em conteúdos como álgebra, geometria e lógica, para futuros professores de matemática e alunos da educação básica (Ensino Fundamental e Ensino Médio).
A prática desenvolvida foi estruturada como atividade de investigação de conceitos prévios, ou seja, sua aplicação não é tida como avaliativa e sim como exploratória a novas aplicações dos conhecimentos matemáticos vistos em sala. A princípio, demonstram que a Robótica Educacional pode ser promovida sem um laboratório específico a sua aplicabilidade, todavia, sendo feitos na própria sala de aula.
Esta metodologia expõe novas formas de apresentação dos conteúdos de maneira não tradicional, ampliando a versatilidade das práxis em diferentes níveis de ensino. Como resultado, visualizaram que não só a prática e dinamicidade é importante, pois sob o ponto de vista dos participantes houve a necessidade teórica de cada movimentação feita.
A tecnologia integrada na sala de aula pode gerar novos questionamentos e ideias relacionadas às matérias dispostas, para isto basta ser bem planejado e que agregue aos conteúdos curriculares trabalhados no decorrer das aulas.
Clique aqui para mais conteúdos.
Leia na integra aqui.