O ensino híbrido é um modelo de ensino que junta experiências da educação a distância com a educação tradicional presencial. Dentro disso, o ensino híbrido possui alguns modelos que servem como propostas para a inserção desse formato educacional, sendo uma dessas propostas é o ensino à la carte.
Além do ensino à la carte, existem 4 modelos de Rotação e ainda os modelos Flex e Virtual Enriquecido, que você pode conhecer mais no curso de Ensino Híbrido.
No ensino à la carte o aluno, é o principal responsável pelo seu processo de aprendizado, tem total autonomia para montar seus horários e agenda. O professor entra em ação para planejar objetivos gerais e fazer tutoriais, auxiliando o aluno quando for necessário.
Cada aluno tem, então, alguns objetivos gerais traçados e pode desenvolver seu estudo da maneira que se sentir mais confortável, desde que vá cumprindo esses objetivos. As atividades podem ser feitas na sala de aula, em casa ou em laboratórios de informática.
A ideia é que as tecnologias digitais sejam o maior aliado do aluno, pois ele terá que desenvolver grande parte dos conteúdos sozinho e o acesso a plataformas online contribui para o fator de não ter local de estudo fixo. Os professores e monitores ficam disponíveis para contato online ou na escola, e os alunos buscam por eles quando surge uma dúvida ou a necessidade de uma explicação particular.
O modelo de ensino à la carte é uma das propostas disruptivas dentro do ensino híbrido, essa ruptura parece ser extremamente brusca se comparada ao ensino tradicional que as escolas brasileiras estão acostumadas.
Alunos e professores podem ficar perdidos no meio da autonomia e trabalho desenvolvido por objetivos finais ao invés de pequenas etapas. Então, essa proposta educacional, se encaixa melhor em instituições que já trabalham com as tendências de ensino híbrido e estão dispostas a inovar mais um pouco.
Clique aqui para mais conteúdos.