O Mentimeter é uma plataforma online gratuita, com alguns recursos pagos, que permite a criação de slides e questões interativas. Seu site é intuitivo e possui algumas opções diferentes para criação de questões. Além disso, também é possível ter controle sobre as perguntas para serem divulgadas em tempo real (forma síncrona) ou de forma remota (forma assíncrona).
Existem algumas vantagens quanto ao uso dessa plataforma: o aumento da interatividade em apresentações, o que confere uma maior dinamicidade nas aulas, e a possibilidade de medir como está o desempenho de uma turma, . Saiba mais sobre as vantagens do Mentimeter neste artigo.
Vamos ver, então, algumas formas de aplicar o Mentimeter em sala de aula:
1- Questionários
Usar essa ferramenta em formato de questionário talvez seja sua utilidade mais básica, porém já permite uma forma mais lúdica de avaliação. Uma boa ideia é usar questões com gráficos em barras para que os alunos acompanhem quantos deles julgam cada item correto e para você ter um panorama geral de como está o desempenho da sua turma.
2- Pesquisa de opinião
Esse é, sem dúvida, o ponto forte do Mentimeter. Apesar de possuir quase uma dúzia de opções para montagem das questões, elas costumam seguir uma linha de identificar e agrupar respostas semelhantes.
Alguns exemplos para aplicação é usar no momento de definir o representante de turma ou o tema de um projeto ou feira.
3- Apresentação de trabalhos
Outra proposta, um pouco mais distante das outras, é propor que os próprios alunos montem uma interação no Mentimeter. A interação montada pode ser usada no momento de apresentar um trabalho. Assim, toda a turma participa e contribui na formação de todos os trabalhos.
Confira o curso de Tecnologias Educacionais Digitais para aprender mais sobre o Mentimeter.
Clique aqui para mais conteúdos