A robótica é conjunto de ações que um sistema, máquina ou software executa de forma pré-programada.
Existem, hoje, diversos robôs que auxiliam em atividades humanas e fazem com que as pessoas tenham cada vez mais tempo livre e com que os procedimentos robotizados se tornem mais comuns e populares.
A proposta da robótica escolar está diretamente ligada com alguns aspectos. O primeiro deles é a necessidade crescente da interconectividade que os alunos possuem; a segunda diz respeito à necessidade de novidades que os alunos produzem para a escola, ou seja, os alunos possuem uma necessidade crescente da atualização de práticas e conteúdo. E esse sentimento é colocado em pauta na escola, o ambiente onde desenvolvem grande parte de seus aprendizados.
Perceba que, com apenas essas 2 características, já se torna clara a busca eminente das instituições de ensino por inovações em seus currículos e disciplinas. Esse movimento faz com que professores, em conjunto com a escola, busquem novas formas de estimular os alunos a desenvolverem novas habilidades e conteúdos.
A robótica em sala de aula permite que os alunos desenvolvam sentido lógico para resolução de problemas, aprimorem seus instintos e noções espaciais, reforcem conteúdos matemáticos e muitos outros.
Se você está interessado em aprender um pouco mais sobre robótica e educação confira o curso de Formação Educador 4.0 do ProfAntenado que possui um módulo específico para isso.
Clique aqui para mais conteúdos.