Blogs Educacionais: uma ferramenta escolar

Blogs Educacionais uma ferramenta escolar

Os blogs educacionais são espaços que têm se popularizado pela facilidade de uso, flexibilidade de conteúdo, pelo alcance que representam e pelos diversos fatores que seu uso pode desenvolver. 

Os primeiros blogs surgiram entre o fim do século XIX e início do século XX, nessa época em que funcionavam como um diário virtual. Porém, aos poucos essa ferramenta foi evoluindo e hoje apresenta um formato diferente de compartilhamento de conteúdo.

Os blogs educacionais podem surgir como blogs de alunos, de professores, de áreas de conhecimento específicas, de projetos diversificados específicos, enfim, as possibilidades são muitas. O próprio ProfAntenado tem seu blog educacional que compartilha assuntos voltados a comunidade acadêmica, em que os educadores e entusiastas da educação podem acompanhar os conteúdos e cursos.

Enquanto instrumento educativo, os blogs apresentam grande versatilidade. Contribuem para a ampliação das possibilidades pedagógicas, proporcionando um espaço de interação, potencializando a interação entre pares e estimulando a criticidade e argumentação.

Os alunos podem usá-lo para publicação de trabalhos, registros de estudos, debates, treino de escrita… Já para o professor, ele pode ser aliado para disponibilizar materiais aos alunos, acompanhar a interação e o aprofundamento de conteúdos…  

Os blogs colaborativos são aqueles que possuem mais de um administrador ou mais de um escritor. Essa forma compartilhada funciona muito bem como projeto escolar, a turma pode definir qual será o tema central ou se falarão de questões gerais, o professor ocupa lugar de revisor de conteúdos, os alunos se dividem em escritores, equipe de marketing, equipe de revisão de textos, equipe que fará o desenvolvimento das artes…As tecnologias educacionais digitais se complementam com as tecnologias de informação e comunicação, e alguns estudos referem-se a essa junção como Educomunicação. Esse conceito é, na prática, justamente o uso de uma plataforma de comunicação, como o blog, para complementar o ambiente de estudo.

Clique aqui para mais conteúdos.