A etapa de avaliação é a parte do processo de aprendizagem que serve como diagnóstico para o desenvolvimento das próximas etapas, bem como aquisição dos próximos conteúdos.
As avaliações formais via testes, há algum tempo, vem sendo descartadas, pois não correspondem mais às novas formas de aprendizagem e aquisição de conhecimento.
Os alunos não se encaixam mais nos padrões de “certo e errado” e provas de horas preenchendo gabaritos já não são acessíveis ao seu imediatismo e interconectividade. Por isso, atividades de avaliações lúdicas tem ganhado mais espaço e se mostrado mais efetivas.
Mas de que forma tornar o processo avaliativo algo mais leve e conectado, além de lúdico? O primeiro passo é estar aberto a fazer trocas, aprender sobre novas plataformas, ferramentas e espaços online que possibilitem modos diferentes de fazer atividades.
Questionários podem ser substituídos por jogos no Kahoot, votações para tema de projetos podem ser feitos no Mentimeter, as apresentações podem ser mais interativas através do Nearpod, produções textuais podem ser expostas em um ambiente feito pelo Google Sites, dentre outros exemplos.
As possibilidades são várias! Se você quer aprender mais sobre essas e outras plataformas confira o curso de Tecnologias Educacionais Digitais do ProfAntenado.
Clique aqui para mais conteúdos.