Os blogs são redes sociais que surgiram em um formato de diário digital. De lá para cá, essas páginas adquiriram contornos e objetivos diferentes.
Alguns blogs são usados para resenhas de filmes ou livros; outros com indicações de viagem, dicas de moda, fofocas de artistas etc. Enfim, as possibilidades são diversas!
Os blogs educacionais são perfis voltados à divulgação de conteúdos relacionados com o estudo. Confira nosso texto e entenda um pouco mais a dinâmica e proposta dessas páginas.
Agora veja 3 possibilidades de uso dos blogs educacionais:
1. Portifólio
Essa proposta é usar o blog como um portifólio de trabalhos. Para o estudo de Redação ele é perfeito e pode virar uma forma de guardar e divulgar todos os textos produzidos ao longo do ano letivo, por exemplo. Além disso, é uma forma de comparar a evolução de escrita e temas.
2. Projeto
Utilizar-se dessa ferramenta como um projeto escolar permite uma gama de possibilidades para se trabalhar.
O blog pode ser da turma e os alunos se dividirem em equipes como: criação de conteúdo, revisão de textos, marketing, visual. Ou a turma pode ser dividida em pequenos grupos e cada um terá seu blog ou o professor pode usar como uma forma de compartilhar os conteúdos para os alunos.
3. Registro de caso
Outra forma de utilização é se aproximar um pouco do contorno inicial e fazer do blog um recurso para registros de caso. Por exemplo: quando estiver aprendendo uma nova língua, registrar os avanços diários, como foram os momentos de treino, exercícios feitos e conteúdos que te ajudam a praticar.
Acompanhe os conteúdos do ProfAntenado em nosso blog.
Aprenda mais sobre o uso de mídias na educação com os cursos do ProfAntenado.