As videoaulas são uma forma de acesso à conteúdos que tem se difundido já há algum tempo.
Algumas são particulares e usadas para lecionar cursos inteiros, outras são adaptadas para servir como uma forma de estudo para reforço de conteúdos e postadas em plataformas de acesso aberto.
Confira nossas dicas sobre o preparo para gravar videoaulas.
1. Traçar o conteúdo
O primeiro passo é fazer uma lista com os pontos principais de sua aula. Isso significa colocar em forma de lista os pontos de partida de suas falas.
Esses pontos listados vão servir de guia para que você comece a escrever o texto de sua videoaula. Você pode usá-los, inclusive, para medir se suas falas estão muito longas ou cansativas. É necessário lembrar que vídeos muito longos não conseguem prender os alunos por muito tempo.
2. Preparar a imagem
Os vídeos mais comuns são feitos ou mostrando a imagem do professor ou com uma apresentação ou com apresentação em plano principal e a imagem do professor no canto da tela.
Qualquer que seja o modelo, é necessário pensar em como adequá-lo às necessidades da sua aula. Se o conteúdo é mais extenso, pode ser melhor mostrar uma apresentação que o torne mais interativo e fixe a atenção dos alunos, por exemplo.
Então prepare as ferramentas necessárias com o modelo de vídeo que você irá gravar: seja preparar a apresentação e deixar vídeos e sites já abertos para facilitar no momento da gravação, seja preparar a iluminação e diminuir a poluição visual do lugar em que for gravar sua imagem.
3. Preparar as ferramentas
No momento de gravação o ideal é que todas as ferramentas já estejam no ponto de ser usadas. Caso você vá prepara-las no momento da gravação, esta pode ficar muito longa e o tempo de edição também aumentará.
Então se for usar ferramentas físicas para demonstrar algo enquanto se grava, já as deixe próximas a você; se for usar ferramentas online, deixe os sites abertos ou os já os alinhe em forma de imagem na sua apresentação.
4. O tempo
Esse ponto funciona como um bônus.
As videoaulas são tão cansativas de fazer quanto podem ser de assistir, mas elas também podem ser prazerosas nas duas etapas. Para isso, lembre-se do tempo, tanto de empenho para sua construção quanto de tempo final que ela terá.
Videoaulas mais curtas e objetivas costumam ser mais vistas do que as longas em que o conteúdo se enrola.
Se você gostou dessas dicas e quer saber mais sobre o processo de montagem, gravação e até mesmo edição de videoaulas confira o curso do ProfAntenado.
Clique aqui para mais conteúdos.