As aulas online tem se popularizado por uma série de fatores atualmente. O mais recente deles a ser levado em consideração é o distanciamento social como medida preventiva do coronavirus. Esse momento histórico promoveu um divisor na forma de se enxergar a instituição escolar e os papéis de aluno e professor.
As aulas remotas foram logo instituídas como uma forma de evitar a perda do ano letivo. É claro que aulas remotas são um cenário distinto das aulas EAD, mas por ter sido o ponto de partida para muitos alunos, professores e até mesmo instituições educacionais, se tornou uma forma de apresentar esse outro formato de ensino.
Diversos alunos sentem falta das aulas presenciais e acreditam que não vale a pena o ensino a distância, mas uma outra parcela desses alunos percebeu que esse modelo traz maior flexibilidade, promove a autonomia estudantil, além de outros benefícios.
Com tantas incertezas e novidades, professores buscaram, também, se atualizarem e principalmente se adaptar a nova condição de ensino. Acontece que diversos profissionais foram percebendo a insuficiência de seu preparo, que existia apenas pela rotina em sala de aula.
Dificuldades naturais do período de adaptação foram surgindo e houve um aumento nos números de busca por plataformas de Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), além da busca pelo aperfeiçoamento das aulas virtuais.
Sem dúvida o ponto de partida para melhoria das aulas remotas e EAD é entender que as tecnologias digitais são não só a maior aliada dos professores e alunos nesse momento, como também o fator que mais necessita de atenção e integração.
Ou seja, não é apenas usar os computadores ou celulares para ver a aula, é ter uma maior atenção quantos as possibilidades de integrar novas formas de aprendizagem por meio das ferramentas disponíveis.
Em vez de fazer apenas as videochamadas para uma aula, pode-se passar um link do Mentimeter para a escolha da próxima leitura; não compartilhar a tela em um slide, mas dividir com a turma uma apresentação interativa feita no Nearpod; no lugar das aulas gravadas enviar um bulb do Playposit com vídeos e questões integradas. Essas são algumas das possibilidades existentes no mundo das tecnologias educacionais.
Se você está interessado nas possiblidades acerca das ferramentas educacionais digitais, confira o curso de Tecnologias Educacionais Digitais do ProfAntenado. Dessa forma, você poderá aprender novas ferramentas, como usá-las e como aumentar a ludicidade de suas aulas online.
Clique aqui para mais conteúdos.