Como usar Kodular na escola?

A partir de blocos lógicos de programação, o Kodular permite a criação de aplicativos de maneira gratuita. Inspirado no App Inventor, que foi desenvolvido pelo MIT, o Kodular é uma ferramenta de layout simples e extremamente acessível.

Apesar de simples, para quem não possui intimidade alguma com a área, o Kodular pode parecer difícil. O ProfAntenado possui um curso de Kodular que ensina não só a utilizar os blocos de programação como a inserir algumas ferramentas exteriores, por exemplo os Questionários Google ou bancos de dados externos.

Pensar o Kodular na área educacional pode parecer algo muito direcionado a cursos na área de tecnologia ou de iniciação à informática e programação, mas não! A tendência é que, por sua acessibilidade, o Kodular conquiste espaço na área de educação básica como um todo.

Alguns dos benefícios que ele oferece estão ligados ao desenvolvimento de habilidades visuais, para criação do layout do aplicativo planejado, o aumento da habilidade de processamento lógico, que surge no momento de ligação dos blocos e de estatísticas de criação, entre outros.

Uma forma de começar a inserção dessa plataforma é torna-la um projeto anual. Por exemplo, a Escola X decide que desenvolverá um aplicativo que seja voltado a própria comunidade escolar. Todos os alunos da escola participam de uma votação e a ideia escolhida é que ele funcione como uma agenda para controle de entrega das atividades escolares.

Então cada turma pode formar um time de criação ou a escola inteira pode ser dividida para formação desses times. O time de marketing fará a divulgação desse aplicativo e pode ser o responsável por pesquisar similares e entender qual formato se adequaria as necessidades. O time das artes define cores, layout, ícone. O time de programação montará os blocos, o de planejamento estrutura as páginas que ele terá, as abas, pastas.

As possibilidades são muitas e envolvem diversas áreas de conhecimento. Também contribui para a interação entre alunos, alunos e professores e entre escola e comunidade escolar.

Clique aqui para mais conteúdos.