Google Keep X Trello

O Google Keep e o Trello são ferramentas de ambientes organizadores, em que é possível coordenar as atividades através de listas, sendo ótimos aliados para o ambiente escolar na organização dos processos de estudos, como atividades e estudo de conteúdos.

As duas plataformas são disponíveis online, porém também possuem a sua versão em aplicativo. Apesar de possuírem essas e algumas outras semelhanças, cada uma possui suas peculiaridades.

Google Keep:

As listas do Keep são chamadas de “notas”, dentro de cada nota são incluídos os itens, esses itens podem aparecer como uma lista comum ou uma lista em que o usuário dará checks. Então cada vez que concluir uma atividade da lista, você marca o check e essa atividade aparece riscada no fim daquela nota.

As notas em que forem criadas atividades com lembretes podem ser sincronizadas com a agenda Google e assim o usuário receberá notificações sempre que chegar próximo ao prazo de um item.

Você pode, ainda, compartilhar suas notas, para que elas sejam editáveis por mais de um usuário, personalizá-las com cores ou fixar para que tenham maior destaque na página, adicionar imagens e marcadores.

O Google Keep é ideal para quem já está acostumado a fazer listas simples e ir cortando os itens que já estão feitos, porém quer levar essa atividade de maneira mais prática e que seja acessível a qualquer momento.

Trello:

O Trello é uma plataforma que consiste na criação de Quadros, Listas e Cartões. Os Quadros são ambientes iniciais e dentro deles você criará suas listas, os itens da lista são os cartões. Cada quadro pode ser personalizado com cores ou temas, já as listas são mais simples e os cartões podem receber imagens, marcadores e incluir lembretes.

Os quadros podem, ainda, ser compartilhados para que a construção das listas e cartões seja colaborativa. No entanto, não é possível compartilhar apenas uma lista dentro de um quadro inteiro.

Um diferencial do Trello é que seus cartões são interativos entre as listas, ou seja, um mesmo cartão pode rotacionar entre as listas. Por exemplo, se o quadro serve de controle para realização de atividades, as listas podem ser “1 A Fazer”, “2 Em Andamento” e “3 Concluído” e a partir daí você cria um cartão na primeira lista e toda vez que seu status mudar basta arrastá-lo para a lista seguinte.

As tecnologias educacionais digitais são uma tendência crescente e parte da sua popularização vem dos benefícios que ela proporciona ao ser incorporada na sala de aula. Existem várias plataformas que foram pensadas especificamente para essa incorporação, você pode aprender sobre elas no curso de Tecnologias Educacionais Digitais.

Apesar de não terem sido pensados especificamente para o ambiente escolar, tanto o Google Keep quanto o Trello podem ser ótimos aliados nessa área, para alunos ou professores, no controle de atividades, na construção do planejamento de aula, para visualização dos conteúdos e outros.

Clique aqui para mais conteúdos.