Modelo Flex

A graduação Flex é um formato de ensino dentro da proposta educacional de ensino híbrido, ou seja, alia o ensino presencial e o ensino a distância buscando o maior aproveitamento dos momentos de aprendizagem.

Nesse caso, as aulas presenciais acontecem de maneira reduzida e possuem menor duração. A maior parte dos conteúdos e estudos são desenvolvidos pelo aluno de maneira remota.

A parte do ensino que será desenvolvida fora da instituição educacional pode ser feita a partir de videoaulas, materiais escritos, vídeos de apoio, atividades, pesquisa dentre outros. O aluno quem escolhe a metodologia que se encaixa melhor em seu processo de aprendizagem.

A maior característica desse formato é a flexibilidade que ele proporciona: junto ao professor, o aluno monta uma agenda personalizada que regulará os conteúdos a serem estudados, por exemplo. A partir da definição dessa agenda, é o aluno o responsável por dar andamento ao seu processo de aprendizagem.

O aluno tem a flexibilidade de frequentar monitorias, rotacionar por laboratórios, ir à plantões de dúvidas. Também é o aluno o responsável por determinar o tempo que passará em cada um desses espaços.

Outra característica desse modelo é a quebra da divisão de turmas, ou seja, os alunos deixam de ser divididos entre séries e turmas e se misturam, independentemente da idade, segundo a agenda de estudos de cada um

Essa dinâmica cria células de estudo, onde alunos em diferentes etapas de ensino colaboram para o desenvolvimento mútuo de seus processos de aprendizagem.

O modelo Flex ainda não é tão difundido nas etapas iniciais de ensino por causa da responsabilidade que ele impõe aos alunos. Porém, muitas faculdades já ofertam cursos nesse formato de ensino e o maior chamativo para essa opção, nesse caso, é a acessibilidade de valores.

Se você tem interesse em saber mais sobre o Modelo Flex confira o curso de Ensino Híbrido do ProfAntenado.

Clique aqui para mais conteúdos.