O potencial das videoaulas

As videoaulas são um formato de aulas que se popularizaram, principalmente, quando o Ensino a Distância ganhou força.

O principal benefício dessa forma de estudo é a liberdade que ela proporciona aos professores e alunos. A possibilidade de que uma turma inteira tenha acesso ao mesmo material e ferramentas de estudos em lugares e momentos completamente distintos é no mínimo curioso.

Claro que, assim como a maior parte das ferramentas que surge, com o passar do tempo as videoaulas sofreram diversas modificações e adaptações.

Algumas plataformas, como o YouTube, dispõem de videoaulas gratuitas para estudos livres. Em outros momentos, essas videoaulas podem aparecer como aulas particulares e apenas alunos daquele curso específico terão acesso. Mas esse formato de aula não é recente: também já foi popularizado por transmissões via televisão, como o Telecurso 2000.

Atualmente, as videoaulas ganharam mais espaço e importância no cenário educacional quando o isolamento social, que se instaurou como medida protetiva contra à COVID-19, exigiu que instituições e professores adaptassem a forma de levar conteúdo.

Nesse momento, em específico, muitas instituições decidiram por aulas síncronas, que aconteceram com o apoio de plataformas de chamada de vídeo por exemplo, e também assíncronas, o que evidenciou o potencial das aulas gravadas.

O estudo feito em casa exige do aluno uma série de adaptações quanto ao espaço em que está estudando e às pessoas que também estarão em casa naquele momento. Esses dois pontos influenciam diretamente na disposição dos horários de estudo.

Com a grande vantagem da flexibilidade de horários, e até da forma de consumo do material, aqueles professores e instituições que se adaptaram ao formato de aulas gravadas saíram na frente por fornecer maior conforto aos alunos.

Se você está interessado em aprender mais sobre plataformas para gravar e editar videoaulas, e até mesmo como preparar roteiros, confira o novo curso do ProfAntenado sobre gravação e edição de videoaulas.

Para mais conteúdos clique aqui.