Storytelling é o nome dado ao movimento que valoriza o trabalho feito a partir da contação de histórias.
Mesclando o uso de palavras e recursos de audiovisual, essa técnica é caracterizada por ser persuasiva. Apesar de mais comum entre os campos de marketing e venda, o campo educacional também tem se apropriado dessa forma de linguagem.
O ponto de partida do “Storytelling educacional” gira em torno das ideias de gamificação e ludicidade. A proposta é que os conteúdos deixem de ser passados de uma forma expositiva simples e comecem a incorporar o ambiente de aprendizagem ativa.
Por meio de atividades mais simples como vídeos ou histórias ilustradas ou aparecendo em formas mais interativas como em apresentações e projetos em grupo, essa nova forma de passar o conteúdo tende a ser mais aceita pelos alunos.
Além de diminuir o peso que aulas expositivas possuem, por meio do Storytelling também é possível estimular a criatividade. Algumas outras características podem ser exploradas como a habilidade de persuasão e de ser conciso ou identificar elementos característicos de determinada fase ou área.
Já existem algumas plataformas online que permitem a criação, por exemplo, de histórias em quadrinhos com temas educacionais.
O Storyboard That é uma dessas plataformas. Além de possuir os planos pagos, também tem uma versão gratuita onde podem ser criadas estórias ou esquemas com 3 ou 6 quadros que são personalizáveis com personagens, roupas, cenários dentre outros elementos.
Se você quer saber mais sobre essa plataforma confere o curso de Tecnologias Educacionais Digitais do ProfAntenado.
Clique aqui para mais conteúdos.