A BNCC, Base Nacional Comum Curricular, é um documento que rege os planos de ensino e de aula das escolas brasileiras. Seu principal intuito é padronizar o nível de aprendizado dos alunos, para que a desigualdade se torne menor.
O documento, que tem sua versão atual instituída como ato normativo desde Abril de 2018, separa os níveis da educação básica em Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Para cada uma dessas etapas escolares foram determinadas habilidades e competências a serem desenvolvidas ao longo do ano letivo.
As habilidades e competências são, então, processos de aprendizado que se complementam ao longo da vida escolar de cada aluno e por isso devem ser desenvolvidos um após o outro.
Por exemplo, o reconhecimento de traços é uma habilidade da educação infantil que visa desenvolver a capacidade de leitura no ensino fundamental e se torna a base de estudo do ensino médio.
Desde a primeira versão da BNCC, em 2015, as escolas passaram a se adaptar ao novo formato para montagem dos planos de ensino e de aula, isso pois as habilidades se tornaram o objetivo principal a ser desenvolvido em cada aula.
Apesar do tempo que já está sendo usada, alguns professores ainda se perdem no processo de leitura da BNCC e isso acaba tendo impacto na formação dos planos. A BNCC utiliza um esquema de siglas para se referir a cada habilidade.
Na Educação Infantil, a habilidade vem descrita como: EI02EF04. A primeira sílaba corresponde à Educação Infantil, a primeira dupla de números representa o grupo de alunos, a segunda sílaba é o campo de experiência e o último par de números é a habilidade em si.
No Ensino fundamental, a descrição é assim: EF01GE06. A primeira sílaba representa Ensino Fundamental, o primeiro par de números é o ano escolar (1° Ano nesse caso), a segunda sílaba é o componente curricular (Geografia) e o último par de números é a habilidade.
Para o Ensino Médio, a descrição fica assim: EM13CHS103. A primeira sílaba significa Ensino Médio, o primeiro par de números são os anos que atende (nesse caso, de 1° até 3° Ano), as letras seguintes são a área de conhecimento (Ciências Humanas e Sociais) e os últimos números são a habilidade.
Apesar de parecer complexa em um primeiro momento, a leitura das habilidades se torna uma atividade mecânica para professores que fazem planos de aula constantemente. Por isso a importância de entender os significados dessa escrita e como fazê-la do jeito certo.
Clique aqui para mais conteúdos.