Professor Como Mediador do Ensino Presencial e a Distância

Professor Mediador do Ensino Presencial e a Distância

Estudo feito em Sergipe buscou entender o papel do professor no meio das tecnologias educacionais que vêm surgindo e como isso impacta o ensino presencial, e também, como o professor enxerga, trabalha e media as tecnologias dentro do ensino a distância.

O surgimento das tecnologias digitais apoiando a área educacional trouxe novas formas de ensinar e aprender, maneiras diferentes de ver o mundo e de apropriação do mesmo, já não sendo mais considerado como uma opção dentro dos recursos educacionais e sim como ferramenta fundamental para o desenvolvimento do conhecimento.      

Os desafios enfrentados pelo professor nesse momento, em que o movimento de educação híbrida se encontra tão forte, são desafios novos, e pelos quais as outras gerações de professores não passaram e mesmo na geração atual, boa parte, não tinha um currículo que visasse a formação desses conhecimentos durante o ensino superior.

É fundamental que a formação do docente leve em conta que todo processo educacional é mediado por alguma forma de tecnologia e que as tecnologias digitais, bem como o ensino EaD e o ensino híbrido, vão se desenvolver cada vez mais. Porém vale ressaltar que o impacto maior será na educação presencial, que antes tão tradicional já vem incorporando atividades diferentes em sua rotina, como por exemplo a utilização de plataformas dentro de sala.

Clique aqui para acessar mais conteúdos como esse.

Leia mais sobre: https://seer.ufs.br/index.php/revtee/article/view/9708/pdf