Tendências educacionais para nova realidade

O ensino tradicional ainda com grande força em nosso dia a dia escolar, molda a forma de aprendizagem dos alunos e a didática dos professores. Com tantas mudanças com relação aos educandos e seu jeito de aprender, os educadores precisam adequar-se a estas novas necessidades, atualizando e buscando sempre novas metodologias que engajem os alunos a procurarem por mais conhecimento. 

No mundo, há inúmeras escolas que pensam e repensam o seu modo de ensino. Buscam-se aplicabilidades mais atuais para abarcar a diversidade dentre cada estudante. São nestas reflexões que um corpo docente precisa viabilizar estas tendências educacionais de acordo com a nova realidade de cada espaço.

Iremos apresentar 3 tendências educacionais que estão ativas e dando bons resultados na dinâmica em sala de aula . Elas foram pensadas de acordo com as necessidades que os alunos do século XXI possuem: ações relacionadas a tecnologia, liderança, linha de estruturação de pensamento e autonomia.

1.Gameficação

A Gamificação, tradução da palavra em inglês “Gamification” e também chamada de “Ludificação”, vem se erguendo aos poucos de acordo com a possibilidade de desenvolvimento da prática no espaço de aprendizagem. A sua criação vem da popularidade dos jogos, sendo eles virtuais ou não, contribuindo na resolução dos problemas de forma ágil. 

Essa transdisciplinaridade potencializa os alunos a reorganizar suas formas de pensamento e reeducar seu olhar para mais possibilidades de resolução de desafios. A proposta não é que a aula transforme-se em um jogo, mas que dentre as concepções de um, esta dinamização possa ser construída com elementos diversos, ampliando as possíveis estruturações de resolução da atividade. 

É importante enfatizar que não existe um modelo a ser seguido quanto a aplicabilidade desta tendência. O lado bom é que essa possibilidade oferece uma abertura para existir práticas às diferentes salas de aula: basta o professor observar, planejar e colocar em prática esta iniciativa. 

Aqui, no Blog do Profantenado, temos temáticas que podem ajudá-los na proposta desta gamificação. Veja só: cultura maker, BYOD, Redes sociais para sala de aula.

2. Lean Education Technology – União de empreendedorismo, Liderança e Design Thinking

Lean Education Technology (LET) significa “Tecnologia da Educação Enxuta”. Surgiu com base em uma ideia focada na manufatura de empresas e gerenciamento de seus negócios. O objetivo era otimizar e aumentar a eficiência das produções. Mesmo sendo de um ambiente corporativo, sua identificação com a área educacional veio para ficar. 

Na educação, a proposta baseia-se na recentralização do aluno em sua linha de aprendizagem, incentivando-o a atuar dentro de um pensamento empreendedor, utilizando todo o conhecimento adquirido em sala de aula. O grande centro é que ele consiga resolver problemas reais de sua comunidade escolar e/ou social, tendo um papel de liderança em qualquer ambiente que esteja. 

A contribuição desta tendência é enorme, pois colocar em prática o que se aprende na escola é imprescindível para a valoração da mesma.  Além disso, o ensinamento quanto a organização de planejamentos ajudará o aluno quando estiver adulto e atuante no mercado de trabalho, no qual segue altamente instável pelo progresso tecnológico. 

3.Aprendizagem autodirigida 

A aprendizagem autodirigida não é um novo modelo educacional, mas vem sofrendo adaptações significativas de sua aplicabilidade nas escolas. É um pouco difícil organizar essa metodologia em alguns anos do ensino básico, mas com um suporte orientador tecnológico essa prática pode ser viável até mesmo para as crianças, já que o uso do celular é algo natural a elas. 

Esta tendência apoia a responsabilidade do estudante sobre o seu aprendizado, sendo ele o agente pesquisador de seu interesse. A decisão de aprender um determinado conteúdo parte de si, mas pode ser orientado externamente por um mentor, no qual, demonstrará onde o aluno pode encontrar mais informações, o mentor/professor também pode sugerir atividades e até orientar grupos de estudo com um mesmo objetivo. 

O principal foco de desenvolvimento nessa proposta é que os estudantes tornem-se autônomos, buscando conhecer aquilo que lhes interessa. Ao desempenharem essa função, será muito mais simples para que futuramente eles sigam um plano de aprendizagem saudável, estando estes no ensino superior ou fazendo qualquer outro tipo de atividade. 

Vejam que uma pequena mudança na abordagem em sala de aula gera novos indivíduos que mais a frente irão participar ativamente de nossa sociedade. Em parcela, cabe aos professores preparem estas pessoas para que elas possam direcionar e orientar a si mesmo e outros a dias melhores.